quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Viveiro



A ONG SAPE vem desenvolvendo desde 2006 um projeto de Ecoturismo na Trilha do Ouro, uma proposta de estruturação de uma das mais importantes trilhas do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB). O projeto visa contribuir com a consolidação do PNSB, através de estruturação do ecoturismo, envolvendo a população local em atividades geradoras de renda de forma sustentável.


No âmbito do projeto foi implantado o "Viveiro de Mudas Nativas da Mata Atlântica", na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mambucaba (APPRVM), localizada no Parque Mambucaba/Angra dos Reis. O viveiro priorizou até o momento a produção de palmeira Juçara (Euterpe edullis), espécie símbolo da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção devido à ação ilegal de palmiteiros. A região que até recentemente mantinha grande população da palmeira vê na atualidade, uma redução drástica do número de indivíduos da espécie.


A escolha da palmeira deve-se: a sua importância ecológica de alimento a diversas espécies da fauna, necessidade de revalorização da espécie, que durante muitos anos esteve associada à exploração ilegal e ao seu potencial produtivo, através da utilização da polpa de seus frutos para a produção de suco: o "açai" de Juçara. Além da produção de mudas de outras espécies como: Pau ferro,Cedro,Guapuruvu,Ipê,Paineira rosa,Bicuiba, entre outras espécies frutíferas.

O viveiro vem se constituindo como espaço de capacitação e formação, tendo recebido visitas de escolas e de outras comunidade. As mudas produzidas têm sido trocadas com agricultores e moradores interessados em recuperar áreas ou enriquecer pomares familiares. O regime de troca de mudas por insumos e outras sementes- para serem utilizados no próprio viveiro- visa estabelecer uma relação de co-responsabilidade na produção das mudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário