quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Juçara


A Euterpe edullis, conhecida popularmente como palmeira Juçara, produz um palmito branco comestível, muito apreciado na região. Esta palmeira pertence à família Palmae, sendo encontrada principalmente em áreas remanescentes de Mata Atlântica.

A exploração acelerada e ilegal, sem uso de uma manejo adequado do seu palmito contribui para que a E. edullis seja uma das espécies mais exploradas da Mata Atlântica. Esse fato fez com que a ONG Fundação Biodiversitas-responsável pela elaboração da "Lista da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção"- classificasse-a na categoria de "Perigo de Extinção".

Os frutos da Juçara são pouco utilizados e do despolpamento deles origina-se um produto semelhante à polpa do Açai, uma palmeira do mesmo gênero (Euterpe oleracea-Norte do Brasil).

A exploração sustentável dos frutos da palmeira Juçara pode ser uma atividade mais lucrativa do que a extração do seu palmito. Para se ter uma idéia, um tolete de palmito (aproximadamente uns 70 cm) pode ser vendido por R$5,00. Já com a coleta dos frutos, o produtor pode receber mais de R$ 25,00, com a venda da polpa e das sementes resultantes do processo de despolpa.

A polpa da Juçara, assim como a do Açai, pode ser utilizada na forma de alimento: na tigela, sucos, sorvetes, cremes, iorgutes, molhos e licores. Pesquisas mostram que a polpa da Juçara apresenta composição nutricional compatível e para alguns nutrientes até superiores ao Açai do Norte do país. COm relação aos minerais, os teores de ferro, potássio, e zinco da Juçara foram 70,3%, 65,7% e 20,8%, respectivemente, superior ao encontrado no Açaí.

A cor roxa escura dos frutos da E. edullis é devido à presença de antocianinas, que pertencem ao grupo dos flavonóides , com potencial antioxidante e anti-inflamatório, além de inibir a oxidação do colesterol LDL, o que diminui os riscos de doenças cardiovasculares e de câncer. As antocianinas podem ser utilizadas como corante natural e na dieta humana, suas principais fontes são as frutas (açai, ameixa, amora, cereja, uva,maçã,etc). A Juçara apresenta quantidades superiores de antocianina comparada a outras frutas tropicais e de teores semelhantes e, às vezes, até superior ao Açai das palmeiras do Norte brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário