segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB)


O Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), criado em 1971, é uma Unidade de Conservação de proteção integral, que abrange os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, percorrendo municípios como: Angra dos Reis, Paraty, São José do Barreiro, Ubatuba, Cunha, Areias. Foi criado com o objetivo principal de proteger as últimas áreas de Mata Atlântica e ecossistemas marinhos do litoral sul-fluminense. Sua sede está localizada em São José do Barreiro/SP.

A história da unidade é a própria história da colonização do Brasil. A região foi primeiramente explorada pela caça, depois, pelo ouro e diamantes (nas Entradas e Bandeiras), servindo com suas trilhas para envio destas riquezas a Portugal. Estas trilhas mais tarde foram usadas para a entrada de cana-de-açúcar e café no Vale do Paraíba. Algumas delas foram alargadas e receberam calçamento feito pelos escravos, para permitir o escoamento da produção já em carretões de tração animal. Hoje estas trilhas constituem o grande atrativo deste Parque.


O PNSB faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e faz parte do Mosaico da Bocaina, que é considerado o mais significativo remanescente brasileiro do bioma da Mata Atlântica. O grande diferencial do Parque está em seu enorme gradiente altitudinal, que vai de áreas marinhas em Paraty/RJ, até os 2.088m do Pico do Tira Chapéu/São Paulo.


A vegetação vai desde formações costeiras até campos de altitude; várias epífitas raras, muita madeira-de-lei (Canela,Cedro, Araribá, Jequitibá) e abriga ainda alguns exemplares de palmito Juçara (Euterpe edulis), espécie ameaçada de extinção. Sua grande extensão permite a sobrevivência de animais de grande porte e ameaçados de extinção como: mono-carvoeiro, sagüi-da-serra-escuro, bugio e felinos diversos. A principal bacia hidrográfica é a do rio Mambucaba e abriga belas cachoeiras (Santo Izidro,Veados, Posses).


Referência:

Plano de Manejo do PNSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário